TULLIBARDINE 225
Olfato: Cascas de citrinos e pimenta da Jamaica. Notas de baunilha cremosa, calda dourada, manteiga de cacau e pimenta preta.
Paladar: Entrada no palato com especiarias, com notas de laranja cristalizada e marmelada de Sevilha. Um pouco de abacaxi seco e chocolate branco.
Finalização: Final médio com persistentes especiarias doces.
Mais informações:
Uma gota de ouro puro das montanhas.
Os Sauternes Finish Barrels, ou 'Barriques' como são chamados em Bordéus, variam em volume de uma região para outra devido à tradição e à história local da vinificação.
Em Bordéus, uma 'Barrique' tem capacidade para 225 litros.
Após uma longa maturação em barris de carvalho ex-bourbon, o Tullibardine 225 Sauternes Finish foi recolocado em barris Sauternes de 225 litros do conhecido Chateau Suduiraut, um Premier Cru Classé.
Esta história da Tullibardine para destilação e fabricação de cerveja é uma das mais antigas da Escócia.
Localizada em Blackford, porta de entrada para as Highlands, foi aqui em 1488 que o jovem rei Jaime IV da Escócia passou por aqui a caminho da sua coroação, para comprar cerveja na cervejaria local.
Esta é registrada como a primeira compra pública de cerveja. Em 1947 a cervejaria foi convertida em destilaria.
Para além do fácil acesso a norte e a sul, tornando-o num local perfeito para a destilação, existe também um abundante abastecimento de água doce proveniente das colinas circundantes de Ochil.
As colinas também são conhecidas pelo ouro que delas foi extraído.
"Estamos chegando ao estágio em que Tullibardine está se tornando um dos verdadeiros grandes single malts da Escócia" Jim Murray's Whiskey Bible 2008