TULLADORE DE
Olfato: Frutado, adocicado, baunilha.
Paladar: Frutado, adocicado. Final médio, com caramelo, madeira e baunilha.
Mais informações:
Na produção do Tullamore DEW o número 3 é decisivo: O Whisky é feito a partir de três tipos de destilados de grãos, triplamente destilados e amadurecidos em três tipos diferentes de tonéis.
Além do ‘Original’ sem indicação de idade e com notas frescas, frutadas e doces de baunilha, há também o ‘Reserva Especial’ de 12 anos com notas mais picantes e chocolate preto, bem como um ‘Reserva Especial’ de 15 anos. Trilogia' com sabores de nozes, picantes e cremosos. Um Single Malt de 14 e 18 anos , amadurecido em barris de Bourbon , também fazem parte do repertório da destilaria .
O 'Phoenix' é engarrafado com uma concentração superior de 55% e o 'Old Bonded Warehouse Release' com alto teor de Pot Still foi lançado para marcar a reabertura do centro de visitantes em 2012. Além disso, Tullamore DEW ' e um 'XO Rum Cask Finish '.
A destilaria original foi inaugurada em 1829 no coração da cidade de Tullamore. O residente local Michael Molloy aproveitou o clima económico favorável da Irlanda na altura e construiu a destilaria - num terreno anteriormente ocupado por uma destilaria de Whisky propriedade de Joseph Flanagan.
O sobrinho de Molloy, Bernard Daly, herdou a destilaria na década de 1840 e nomeou Daniel E. Williams como gerente por volta de 1880. A partir de meados do século XIX , os edifícios e equipamentos da destilaria foram amplamente modernizados.
Daly e sua família tornaram-se parte da aristocracia menor na área de Tullamore e deixaram a destilariapara Williams por volta de 1900. Williams passou assim de operador de máquina a Master Distiller , depois gerente e finalmente proprietário.
Com o tempo, ele abriu mais de 20 lojas, bem como um negócio atacadista de malte , vinho e destilados. Algumas pessoas, incluindo os invejosos liquidificadores de Belfast, espalharam rumores de que o Whiskey de Williams era transportado para suas lojas em tubulações subterrâneas abaixo da Patrick Street. Tais tubos nunca foram encontrados, mas a história tornou-se uma lenda urbana em torno da destilaria . Por exemplo, dizia-se que do lado de fora da sede da destilaria , na Patrick Street, alguém estava sempre de pé cantando 'Ó Danny, garoto, os canos estão chamando'.
A música também é cantada por um grupo de jovens no bar do Danny no comercial do Blend em 2018. A produção cessou em 1954, mas a marca permaneceu e Tullamore Blends continuou a ser vendido. Nesse ínterim, Tullamore foi destilado na destilaria Midleton , a duas horas de carro ao sul, na costa da Irlanda.
A marca continuou a existir e em memória de Daniel E. Williams, as suas iniciais foram acrescentadas e o nome foi alterado para 'Tullamore DEW'. Em 1965, a marca foi vendida para a Power's e logo depois passou a fazer parte do Irish Distillers Group.
A marca foi vendida ao Grupo C&C em 1993 e à William Grant and Sons em 2010, em cujas mãos permanece até hoje. Após 60 anos de espera, a Tullamore DEW retomou a produção em setembro de 2014 em sua sede em Tullamore, County Offaly. A nova destilaria de última geração produz seu próprio Malt and Pot Still Whisky desde 2014.
Em 2017, também foi construída a destilaria própria de grãos da empresa. Três anos depois (2020), a destilaria foi ampliada para incluir uma tanoaria própria para que os barris pudessem doravante ser reparados no local.